Seguidores

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Lição 8 - O Genuíno Culto Pentecostal

culto pentecostal

O GENUÍNO CULTO PENTECOSTAL

INTRODUÇÃO
Vivemos uma época de muitos modismos. Se fala em rir, rugir, cair, pular e dançar de poder. Tais procedimentos são defendidos, muitas vezes, por pessoas que dizem ter uma nova unção do Espírito. Esta, porém, não existe, visto que a unção do Espírito de Deus é uma só, como ensina o apóstolo João: “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo”, 1Jo 2.20. Nesse caso, interessar-se por manifestações estranhas, diferentes das apresentadas no NT, é se opor à legítima operação do Espírito Santo. Em 1 Coríntios 14, encontramos conselhos importantes quanto ao comportamento do cristão em um culto pentecostal. No versículo 20: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento”. Menino, neste contexto, é aquela pessoa que não tem discernimento, que pode ser facilmente influenciada por doutrinas errôneas (Ef 4.14).  Segundo o autor da epístola aos Hebreus, somente pela observância à doutrina bíblica poderemos passar para o estágio de adulto (Hb 5.11-14)
1-ADORAÇÃO E CULTO
Para poder adorar a Deus em espírito e em verdade é necessário ter clara idéia do que é um culto. O culto pode ser particular, familiar ou público. Quando é realizado com o devido espírito e em forma correta, o culto é uma entrevista com Deus. Quando não é particular ou familiar, geralmente constitui um serviço ou reunião de um grupo de cristãos celebrado num lugar destinado para isso, como uma capela, um templo, etc.
Dicionário da Bíblia de W.W. Rand, ao explicar o que é o culto declara o seguinte: "Reverência suprema que só é devida a Deus. Inclui adoração, louvor, ações de graça, confissão do pecado, imploração de graça e a consideração da vontade divina".
Resumindo, podemos dizer que um ato de culto é uma reunião dedicada à adoração e ao louvor a Deus mediante o canto e testemunhos pessoais dos fiéis. É uma ocasião para falar com Deus por meio da oração e de ouvir a Deus pela exposição de Sua Palavra e pelas impressões do Espírito Santo. É uma oportunidade de estar em comunhão com Deus e dos fiéis entre si. É um meio para promover o crescimento espiritual.

Culto é a honra e a adoração prestada a Deus pelo crente.
"O culto cristão é a dedicação de nós mesmos a Deus com aceitação de sua paternidade, soberania e misericórdia, e exultante reconhecimento de sua glória, majestade e graça. O culto cristão é prestado espiritualmente, com o auxílio do Espírito Santo; em Jesus Cristo como único mediador, e baseia-se no conhecimento verdadeiro de Deus." 
(Boanerges Ribeiro)
Mas será que muito daquilo que aparece na Igreja hoje sob o título de "Culto" é verdadeiramente aceitável a Deus ?
O adjetivo usado no Novo Testamento para qualificar o culto verdadeiro é "aceitável" ( Rm 14.18 ; 15.16 e Fp 4.18 ). Todo adorador deve se preocupar em oferecer a Deus o que é aceitável a Ele.
Em João 4.19-24, Jesus estabelece o novo culto ou o culto cristão na Nova Aliança :
• Quem deve ser adorado ? Deus-Pai, que é Santo, Sábio e Soberano. (Rm 11.33; Ap 15.4 ;Dn 4.34-37 )
• Quem deve adorar? Somente os convertidos - "Verdadeiros adoradores"
• Como deve ser a adoração ? Fundamento no conhecimento e deve ser em Espírito e Verdade.
• Qual o lugar da adoração ? Não se limita a lugares religiosos, a objetos e a liturgias fixas.
• Qual o tempo da adoração ? Hoje é o tempo - "A hora vem e já chegou"
O autor aos Hebreus diz : "Por meio de Jesus, pois, ofereçamos a Deus, sempre, sacrifício de louvor, que é o fruto de lábios que confessam o seu nome" ( 13.15 ) O Culto na Nova Aliança :
• É por natureza um oferecimento : "Ofereçamos..."
• É dirigido a Deus : "Ofereçamos a Deus"
• É mediado por Jesus Cristo : "Por meio de Jesus"
• É um sacrifício espiritual : "Sacrifício de Louvor"
• É expressão de um novo estado espiritual : "É fruto de lábios que confessam o seu nome"
• É confessional : "Confessam o seu nome"
• É ininterrupto : "Sempre"

A COMPOSIÇÃO DO CULTO PENTECOSTAL
Paulo trata neste cap. 14 – sobre a prática dos dons Espirituais no culto.
Neste v. 26 – Revela-nos algumas lindas verdades:
1ª.) O Culto começa com – “Quando vos ajuntais” – União – Sl 133
2ª.) O ajuntamento do Povo de Deus jamais deve ser sem propósitos...
3ª.) Note duas coisas importantes que Paulo ressalta no Culto
- A participação Coletiva – “Quando vos ajuntais...”
- A participação individual – “cada um tem...”
O Texto nos mostra o perfil do Culto Pentecostal – O mesmo deve ter 3 coisas indispenáveis:
1. TEM SALMO – O MINISTÉRIO DO LOUVOR
Como é de suma importância este Ministério no Culto
Porque o louvor da Igreja (congregacional) é o melhor
Porque o Senhor habita no meio dos louvores
Porque o louvor liberta – At 16:25-31
Porque através do louvor – A Igreja proclama quem é o Senhor...
2. TEM DOUTRINA – O MINISTÉRIO DA PALAVRA
Um culto sem Palavra é um rio sem a’gua – É um dia sem sol – É uma mesa sem pão
É lamentável, o número de igrejas que abriram mão da Palavra – e optaram por outras coisas: Música excessiva – Muitos avisos – Coreografias – peças – etc...
Lembremos que Jesus – multiplicou mais pão do que peixe
Feliz a Igreja que prioriza a Palavra – Jr 15:16
3. TEM REVELAÇÃO, TEM LÍNGUA, TEM INTERPRETAÇÃO – O MINISTÉRIO DOS DONS ESPIRITUAIS
*      Em nossos cultos deve haver efusão dos dons espirituais – 1 Co 12:1-11
*       
MODISMOS LITÚRGICOS
Alguns líderes, infelizmente, não incentivam os crentes a freqüentar a Escola Dominical e a tomar parte nos cultos de ensino. Em decorrência disso, estão aparecendo expressões esquisitas em nosso meio como: “Segura a bola de fogo que Jeová vai mandar”, “Contempla o varão de branco com a espada na mão” e outras mais conhecidas: “Queima ele”, “Fica no mistério”, “Tá amarrado” etc. Em Romanos 12.1, Paulo ensina que o culto agradável a Deus é racional. Isto significa que, apesar de haver liberdade para a multiforme operação do Espírito Santo na vida dos salvos (1Co 12.6-7), o culto pentecostal não deve ter exageros ou modismos. Se deixarmos de fazer uso da razão, ignorando os princípios bíblicos, poderemos cair no erro de inventar práticas e atribui-las ao Espírito de Deus, mesmo que sejamos espirituais. Na verdade, o cristão deve evitar os dois extremos – o fanatismo e o formalismo.
O primeiro consiste na adoção de práticas exageradas e extrabíblicas, enquanto o segundo rejeita qualquer manifestação, sob o pretexto de não correr riscos.  Como evitar estes extremos? Pedro responde: “Crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo”, 2 Pd 3.18. Quem quiser crescer só na graça, fatalmente se tornará um fanático. E quem buscar só o conhecimento não terá como escapar da frieza espiritual. Para crescer na graça, o caminho é sempre o mesmo: consagração a Deus através de oração e jejum, bem como uma vida de piedade e santificação.    Mas, para crescer em conhecimento é preciso estudar a Palavra e, principalmente, obedecer aos seus ensinamentos. Grandes movimentos pentecostais do início deste século se desviaram da vontade de Deus ou acabaram por falta de observância ao que a Bíblia ensina sobre a autêntica operação do Espírito Santo. Quando em uma igreja se dá pouca ou nenhuma ênfase à doutrina pentecostal, a possibilidade de surgirem expressões e manifestações estranhas é muito grande.
Exageros
Vivemos uma época de muitos modismos. Se fala em rir, rugir, cair, pular e dançar de poder. Tais procedimentos são defendidos, muitas vezes, por pessoas que dizem ter uma nova unção do Espírito. Esta, porém, não existe, visto que a unção do Espírito de Deus é uma só, como ensina o apóstolo João: “E vós tendes a unção do Santo, e sabeis tudo”, 1Jo 2.20. Nesse caso, interessar-se por manifestações estranhas, diferentes das apresentadas no NT, é se opor à legítima operação do Espírito Santo. Em 1 Coríntios 14, encontramos conselhos importantes quanto ao comportamento do cristão em um culto pentecostal. O primeiro está no versículo 20: “Irmãos, não sejais meninos no entendimento”. Menino, neste contexto, é aquela pessoa que não tem discernimento, que pode ser facilmente influenciada por doutrinas errôneas (Ef 4.14).  Segundo o autor da epístola aos Hebreus, somente pela observância à doutrina bíblica poderemos passar para o estágio de adulto (Hb 5.11-14). Outra orientação importante está no versículo 32: “E os espíritos dos profetas estão sujeitos aos profetas”. Há crentes que pensam que o Espírito Santo incorpora o profeta e suprime a sua personalidade no momento da profecia. Entretanto, no NT não encontramos nenhum servo de Deus profetizando fora de sua razão. E, nos tempos do AT, os profetas empregavam a expressão “Assim diz o Senhor”, em uma demonstração de que transmitiam conscientemente a mensagem do Senhor. Há pessoas que para profetizar precisam marchar, correr pelos corredores do templo ou encostar a sua testa na cabeça daquele que está recebendo a mensagem. Nada disso é necessário. A Bíblia se limita a dizer: “E falem dois ou três profetas, e os outros julguem”, 1Co 14.29.  Atitudes exibicionistas como cair ao chão, andar como quadrúpedes ou imitar sons de animais também excluem a razão e devem ser rejeitadas por aqueles que conhecem a genuína doutrina pentecostal.
Finalmente, Paulo ensina, no versículo 40: “Mas, faça-se tudo decentemente e com ordem”. Se uma irmã cai ao chão em uma posição desfavorável, isto é decente? E o que dizer de um culto em que todos batem palmas ou pulam, como se estivessem em um show ou em um estádio de futebol? Não é pecado saltar em um momento de extrema alegria (At 3.8), mas transformar essa prática em uma regra é exagero. Irmãos, sejamos pentecostais, mas não nos esqueçamos da ordem, da decência e do equilíbrio. E jamais deixemos os verdadeiros elementos de um culto pentecostal: “Cada um de vós tem salmo, tem doutrina, tem revelação, tem língua, tem interpretação. Faça-se tudo para a edificação”, 1Co 14.26.

BIBLIOGRAFIA
Pr. Ciro Sanches Zibordi
Elias R. de Oliveira
Alguns artigos da internet

PB.CLEITON JOSÉ

http://ebdistas.blogspot.com/

2 comentários:

  1. A Paz do Senhor, irmão Cleiton! A partir de agora estarei acompanhando o seu blog! É mais um instrumento para divulgar a genuína doutrina pentecostal. Nestes últimos dias tão conturbados com falsas doutrinas precisamos disponibilizar de forma clarividente a genuína doutrina Bíblica, defendida com destemor pelos líderes da igreja primitiva.
    Deus o abençoe!
    Luciano Lourenço

    ResponderExcluir
  2. É uma honra para mim ter o nobre irmão como seguidor.Vamos juntos defender e divulgar a nossa fé.

    ResponderExcluir