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sexta-feira, 22 de junho de 2012

LIÇÃO 13 - A FORMOSA JERUSALÉM


INTRODUÇÃO

Nesta última lição do trimestre, estudaremos sobre a Nova Jerusalém, a cidade planejada e arquitetada pelo próprio Deus, onde os salvos habitarão no futuro. O apóstolo João descreveu esta cidade como “…a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido” (Ap 21.2). Muito mais do que uma cidade, a Nova Jerusalém será o lugar onde a tristeza será esquecida; os pecados se desvanecerão; não haverá mais trevas; a temporalidade se transformará em eternidade, pois nela “…não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas” (Ap 21.4).

I - A JERUSALÉM TERRESTRE

A cidade de Jerusalém recebeu no passado diversos outros nomes, tais como: Sião (II Sm 5.7); a cidade de Davi (I Rs 2.10); Santa Cidade (Ne 11.1); A Cidade de Deus(Sl 46.4); A Cidade do Grande Rei (Sl 48.2), dentre outros. Esta cidade tinha um significado especial para o povo de Deus no Antigo Testamento: era a cidade onde Deus revelava sua Palavra ao seu povo (Is 2.3) e o lugar onde o Senhor reinava sobre Israel (Sl 99.1,2; 48.1-3,12-14). Mas, esta cidade também tem a sua importância para a igreja cristã, pois, foi nela que nasceu o cristianismo (At 2.1-47) e dela Cristo reinará sobre o mundo, no futuro (Is 2.3; Mq 4.2). Mas, a esperança do cristão não está voltada para a Jerusalém terrestre, mas, para a Jerusalém celestial, a cidade do Deus Vivo (Fp 3.20; Hb 11.13-16; 12.22).

II - AS CARACTERÍSTICAS DA NOVA JERUSALÉM

Jerusalém vem da palavra grega “Yerushalaim” que quer dizer: habitação de paz. Cidade que o Pai celestial preparou para que os santos vivessem quando da consumação de todas as coisas. A palava NOVO no grego é “Kainos” que significa: algo totalmente novo; maravilhoso; desconhecido totalmente. No livro do Apocalipse são descritas diversas características dessa NOVA cidade. Vejamos algumas:

2.1 A cidade é santa (Ap 21.2,10). A palavra para Santa no grego é “hagios” que é da mesma raiz de “hagnos” que significa fundamentalmente “separado”. Nesta cidade não haverá ódio, violência, maldade nem corrupção, pois nela não entrará pecado, pois há uma separação do santo e do profano, nem coisa alguma que contamine (Ap 21.27). A Bíblia é enfática ao dizer que ficarão de fora os feiticeiros, os que se prostituem, os homicidas , os idólatras e todos os que amam e cometem a mentira (Ap 22.15), mas “somente os que estão inscritos no livro da vida” (Ap 21.27). Esta, sem dúvida, é uma das principais características desta cidade. Desde que o pecado entrou no mundo (Gn 3.1-7) o homem sofre suas consequências. Mas, no futuro, nós estaremos, enfim, livres da presença do pecado, bem como de toda e qualquer tentação.

2.2 Ela tem a glória de Deus (Ap 21.11). A palavra para Glória no grego é “Doxa”que é aplicada para descrever a natureza de Deus em sua auto-manifestação, ou seja, o que Ele essencialmente é e faz (Jo 17.5,24; Ef 1.6,12,14; Hb 1.3; Rm 6.4; Cl 1.11; 1Pe 1.17; 5.1; Ap 21.11). Já a palavra grega “Doxazõ” significa magnificar, engrandecer, atribuir honra, exaltar. (Mt 5.16; 9.8; 15.31; Rm 15.6,9; Gl 1.24; 1Pe 4.16). Glória e esplendor é um termo bíblico muito comum para identificar a presença de Deus (Ex 16.10; Lv 9.23; Nm 14.10; II Cr 7.1,2; Ez 43.4,5); pois esta cidade será o tabernáculo de Deus com os homens (Ap 21.3). O tabernáculo, como sabemos, era a tenda em que permanecia a glória de Deus, e onde, no deserto, o povo se reunia para, através de sacrifícios e sacerdotes, aproximar-se de seu Criador (Ex 25.8). Mas, na Nova Jerusalém, o próprio Deus estará com os homens, ou seja, o que no passado era sombra, nesta cidade será realidade (Hb 8.5).

2.3 A Iluminação da cidade. A sua luz é semelhante a uma pedra preciosa (Ap 21.11). Devemos atentar para o termo “semelhante”. Quando o apóstolo João tentou descrever o brilho da cidade, ele o comparou com uma pedra, mas não uma pedra qualquer, e sim, uma pedra preciosíssima como um cristal resplandecente, ou um diamante. Além disso, esta cidade não necessita do sol, nem da lua, porque a glória de Deus a tem iluminado, e o Cordeiro é a sua lâmpada (Ap 21.23), ou seja, ela não necessita de luz natural ou artificial, pois, o próprio Cristo a ilumina.

2.4 A Arquitetura da cidade. A cidade possui um grande e alto muro com doze portas (Ap 21.12). De acordo com a descrição do apóstolo, a cidade possui doze portas, sendo três de cada lado (Ap 21.13). Na antiga cidade de Jerusalém terrestre, havia também doze portas, sendo, por assim dizer, uma cópia da Jerusalém celestial ( Hb 8.5; 9.23). João diz ainda que em cada portão havia a gravação do nome de uma das doze tribos de Israel (Ap 21.12) e nos fundamentos dos muros estão os nomes dos doze apóstolos (Ap 21.14), o que nos leva a entender que nesta cidade estará a Igreja do Senhor Jesus, que está fundamentada na doutrina dos profetas e apóstolos (Ef 2.20) e que é composta, tanto por judeus como por gentios.

2.5 Sua dimensão (Ap 21.16). A cidade é quadrangular: comprimento, largura e altura iguais, ou seja, doze mil estádios1 de comprimento, de largura e de altura, o que equivale a aproximadamente 2.200 km de comprimento, de largura e de altura. É uma gigantesca cidade que vai de São Paulo a Aracaju, e equivale quase a metade do continente norte-americano. A grandeza dessa cidade assegura lugar para todos!.

2.6 A cidade é de ouro (Ap 21.18). O livro do Apocalipse traz muitas alusões ao ouro (1.12, 13, 20; 2.4; 3.18; 4.4; 5.8; 8.3; 9.7, 13, 20; 14.14; 15.6, 7; 17.4; 18.12, 16; 21.15, 18, 21). Mas, tudo nos leva a crer que o ouro ali descrito refere-se a um material desconhecido aqui na terra, de qualidade infinitamente superior, e que é descrito como ouro apenas para que possamos ter a ideia da beleza, brilho e valor do que está reservado para os salvos no futuro.

III - O PERFEITO E ETERNO ESTADO

A Bíblia descreve não apenas a beleza da Nova Jerusalém, mas, também, como será o estado eterno e perfeito, para os salvos, como veremos a seguir:

3.1 A comunhão será perfeita. Através da fé em Cristo, nós podemos desfrutar de uma comunhão com Deus já no presente século (I Co 1.9; Fp 2.1; I Jo 1.3). Mas, no futuro, esta comunhão será ainda mais perfeita. Como disse o apóstolo Paulo:“Porque, agora, vemos como em espelho, obscuramente; então, veremos face a face” (1 Co 13.12). E, o apóstolo João diz: “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifestado o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é o veremos”. (I Jo 3.2).

3.2 O conhecimento será perfeito. Devido às limitações humanas, todos necessitamos de estudos, pesquisas e de aprendizado. Até mesmo para conhecer “as coisas de Deus”, nós necessitamos, além da Bíblia, de livros e de tratados teológicos. Porém, no futuro, os mistérios de Deus serão revelados. Como disse o apóstolo Paulo:“Mas, quando vier o que é perfeito, então o que o é em parte será aniquilado. Porque agora vemos por espelho em enigma, mas então veremos face a face; agora conheço em parte, mas então conhecerei como também sou conhecido” (I Co 13.10,12).

3.3 O serviço será perfeito. Ao contrário do que muita gente pensa, o céu não é um lugar de ociosidade. Aquele que colocou o homem no primeiro paraíso, e deu-lhe instruções para o lavrar e guardar (Gn 2.15), certamente não deixará o homem sem ter o que fazer no segundo paraíso, pois, de acordo com as Sagradas Escrituras, na eternidade “… e os seus servos o servirão” (Ap 22.3). Se servir a Deus aqui na terra é um grande privilégio (Rm 12.7,8; I Co 3.9; 12.7), como não será servi-lo por toda a eternidade?

3.4 A vida será perfeita. Enquanto estivermos aqui no mundo, todos nós estamos sujeitos ao sofrimento, enfermidades e até mesmo a morte, pois, o fato de sermos cristãos não nos isenta de sofrimento. O próprio Senhor Jesus disse: “No mundo tereis aflições…” (Jo 16.33). Porém, na eternidade, os salvos estarão, enfim, livres de todo e qualquer sofrimento, pois “… não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor…” (Ap 21.4).

CONCLUSÃO

Uma das mais belas descrições do livro do Apocalipse foi a da Nova Jerusalém, uma cidade real, onde o apóstolo João descreve detalhes sobre a sua grandeza, seus muros, seus habitantes e, principalmente a sua glória e esplendor (Ap 21.2-22.5). No entanto, devemos entender sua beleza e perfeição é infinitamente superior a tudo que possamos ver ou pensar. O ouro e as pedras preciosas nela descritas, por exemplo, são apenas para que possamos compreender a sua beleza e perfeição. Apesar de ainda não podermos vê-la, guardamos em nosso coração a certeza de que em breve não só a contemplaremos, mas, também, habitaremos nesta cidade, com o Senhor Jesus, por toda a eternidade.


NOTA

1 Estádio. Era uma oitava da milha romana, ou seja, cerca de 185 metros. Portanto, doze mil estádios correspondem mais ou menos a 2.200 quilômetros.

REFERÊNCIAS
STAMPS, Donald C. Bíblia de Estudo Pentecostal. C.P.A.D.
LADD, George. Apocalipse Introdução e Comentário. Vida Nova.
HENDRIKSEN, William. Mais que Vencedores. Editora Cultura Cristã.
SILVA, Severino Pedro da. Apocalipse Versículo por Versículo. C.P.A.D.
HORTON, Stanley M. Nosso Destino. C.P.A.D.

Publicado no site da Rede Brasil de Comunicação

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