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domingo, 3 de abril de 2011

Nomes e símbolos do Espírito Santo (Parte 1)

NOMES E TÍTULOS DO ESPÍRITO SANTO
I - Seus Nomes e Títulos
Vários nomes e títulos são dados ao Espírito Santo nas
Escrituras, que descrevem a natureza profunda do seu Ser. O nome
traduz a natureza do ser que o carrega. O título expressa sua fama e
reputação.
Além dos nomes e títulos conferidos ao Espírito Santo são
também usados pronomes pessoais, para que a imaginação humana
possa concebê-lo como realmente é.
Os escritores do Antigo e do Novo Testamento e milhões de
outras testemunhas afirmam a existência real do Espírito Santo, como
sendo de fato uma Pessoa.
É impossível que milhões de pessoas tenham combinado
mentir por uma extensão de séculos. Todas elas, desde os mais
remotos tempos, têm afirmado a mesma coisa: o Espírito Santo
existe, e é uma Pessoa real. Com efeito, fosse Ele uma simples
influência, sopro ou vento, os milhões de depoimentos se teriam
desfeito em contradições.
Ele é, como já vimos, a terceira Pessoa da Santíssima
Trindade. Em toda a extensão do Novo Testamento, que marca
exatamente a era do Espírito em sua plenitude, faz-se alusão a Ele em
termos coloquiais, como "esse" (e não isso) e "aquele" (e não aquilo).
Os pronomes e apelativos são largamente usados para
descrever sua existência e personalidade:
EU - "E, pensando Pedro naquela visão, disse-lhe o Espírito
Santo: Eis que três varões te buscam. Levanta-te pois, e desce, e vai
com ele, não duvidando; porque eu os enviei" (At 10.19,20).
ELE - "E, quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e
da justiça, e do juízo" (Jo 16.8).
AQUELE - "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o
Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos
fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26).
OUTRO - "E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador, para que fique convosco para sempre" (Jo 14.16).
ESSE - "O Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome,
esse vos ensinará todas as coisas" (Jo 14.26).
Cada nome ou título do Espírito Santo descreve a natureza de
sua existência e caráter.
Alguns destes nomes e títulos descrevem a sua natureza
propriamente dita; outros, a sua obra; outros ainda, sua manifestação.
O ESPÍRITO (simplesmente) - "Mas Deus no-las revelou pelo
seu Espírito; porque o Espírito penetra todas as coisas, ainda as
profundezas de Deus" (1 Co 2.10).
O ESPÍRITO DE DEUS - "E a terra era sem forma e vazia; e
havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia
sobre a face das águas" (Gn 1.2).
O ESPÍRITO DO DEUS VIVO - "Porque já é manifestado
que vós sois a carta de Cristo, ministrada por nós, e escrita, não com
tinta, mas com o Espírito do Deus Vivo, não em tábuas de pedra, mas
nas tábuas de carne do coração" (2 Co 3.3).
O ESPÍRITO DO SENHOR DEUS - "O Espírito do Senhor
Deus está sobre mim; porque o Senhor me ungiu, para pregar boas
novas aos mansos: enviou-me a restaurar os contritos de coração, a
proclamar liberdade aos cativos e a abertura de prisão aos presos" (Is
61.1).
O ESPÍRITO DO SENHOR - "E, quando saíram da água, o
Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, e não viu mais o eunuco; e,
jubiloso, continuou o seu caminho" (At 8.39).
O ESPÍRITO DE VOSSO PAI - "Porque não sois vós quem
falará, mas o Espírito de vosso Pai é quem fala em vós" (Mt 10.20).
O ESPÍRITO DE CRISTO - "Indagando que tempo ou que
ocasião de tempo o Espírito de Cristo, que estava neles, indicava,
anteriormente testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir
e a glória que se lhes havia de seguir" (1 Pe 1.11).
O ESPÍRITO DE JESUS CRISTO - "Porque sei que disto me
resultará salvação, pela vossa oração e pelo socorro do Espírito de
Jesus Cristo, segundo a minha intensa expectação e esperança..." (Fl
1.19,20).
O ESPÍRITO DE JESUS - "E, quando chegaram a Mísia,
intentavam ir para Bitínia, mas o Espírito de Jesus não lho permitiu"
(At 16.7).
O ESPÍRITO DE SEU FILHO - "E, porque sois filhos, Deus
enviou aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama: Aba,
Pai" (Gl 4.6).
O ESPÍRITO DE ARDOR - "Quando o Senhor lavar a
imundícia das filhas de Sião, e limpar o sangue de Jerusalém do meio
dela, com... o Espírito de ardor... e haverá um tabernáculo para
sombra contra o calor do dia" (Is 4.4,5).
O ESPIRITO DE SÚPLICAS - "E sobre a casa de Davi e
sobre os habitantes de Jerusalém, derramarei o Espírito... de
súplicas..." (Zc 12.10).
O ESPÍRITO DE ADOÇÃO - "Porque não recebestes o
espírito de escravidão para outra vez estardes em temor, mas
recebestes o Espírito de adoção de filhos, pelo qual clamamos: Aba,
Pai" (Rm 8.15).
O ESPÍRITO DA PROMESSA - "Em quem também vós
estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da
vossa salvação; e, tendo nele também crido, foste selado com o
Espírito da promessa; o qual é o penhor da vossa herança..." (Ef
1.13,14).
O ESPÍRITO DE VIDA - "Porque a lei do Espírito de vida,
em Cristo Jesus, me livrou da lei do pecado e da morte" (Rm 8.2).
O ESPÍRITO DE VERDADE - "Mas, quando vier o
Consolador, que eu da parte do Pai vos hei de enviar, aquele Espírito
de verdade, que procede do Pai, ele testificará de mim" (Jo 15.26).
O ESPÍRITO DA GRAÇA - "De quanto maior castigo cuidais
vos será julgado merecedor aquele que pisar o Filho de Deus, e tiver
por profano o sangue do testamento, como foi santificado, e fizer
agravo ao Espírito da graça?" (Hb 10.29).
O ESPÍRITO DA GLÓRIA - "Se pelo nome de Cristo sois
vituperados, bem-aventurados sois, porque sobre vós repousa o
Espírito da glória de Deus" (1 Pe 4.14).
O ESPÍRITO DE REVELAÇÃO - "Para que o Deus de nosso
Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o
Espírito... de revelação; tendo iluminados os olhos do vosso
entendimento..." (Ef 1.17,18).
O ESPÍRITO ETERNO - "Quanto mais o sangue de Cristo,
que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus,
purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao
Deus vivo" (Hb 9.14).
O ESPÍRITO DE SANTIFICAÇÃO - "Declarado Filho de
Deus em poder, segundo o Espírito de santificação, pela ressurreição
dos mortos, Jesus Cristo Nosso Senhor" (Rm 1.4).
O ESPÍRITO SANTO - "Mas aquele Consolador, o Espírito
Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as
coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito" (Jo 14.26).
Em Lucas 11.20, o Espírito Santo é chamado de O DEDO DE
DEUS; em Atos 5.4, de DEUS; em Apocalipse 19.10, de ESPÍRITO
DE PROFECIA. Em Isaías 11.2, Ele é apresentado em sua plenitude,
septiforme:
O ESPÍRITO DO SENHOR
O ESPÍRITO DE SABEDORIA
O ESPÍRITO DE INTELIGÊNCIA
O ESPÍRITO DE CONSELHO
O ESPÍRITO DE FORTALEZA
O ESPÍRITO DE CONHECIMENTO
O ESPÍRITO DE TEMOR DO SENHOR
Se o Espírito Santo não fosse de fato uma pessoa, como se
dariam tantos nomes a Ele? A razão natural e as luzes da fé afirmam
que Ele existe!
II - Nomes que o Identificam com a Trindade
Já observamos que o nome é dado para denotar a natureza
profunda do ser que o carrega. Assim, a criatura somente era
conhecida depois que se lhe dava o nome (Gn 2.19). No caso do
Espírito Santo, encontramos vários nomes, como acabamos de expor.
Entretanto, há três nomes principais que o identificam diretamente
com a Santíssima Trindade e as dimensões universais da existência:
ESPIRITO DE DEUS ESPÍRITO DE CRISTO
ESPÍRITO SANTO
1. O Espírito de Deus
Encontramos este nome divino no início da Bíblia, associado
diretamente à obra da criação, onde nos é dito que "o Espírito de
Deus se movia sobre a face das águas" (Gn 1.2). Ele aparece como
co-participante, a "pairar" sobre o caos das águas do oceano primevo,
quando tudo ainda estava mergulhado em escuridão e total desordem.
Em outras passagens das Escrituras, aparece também este
nome, ligado diretamente à criação, à renovação da terra e à
regeneração da pessoa humana (Gn 6.3; 41.38; Jo 33.4; Ez 11.24; Rm
8.9; 1 Co 3.16 etc). Em Jo 33.4, Eliú, um sábio oriental, associa-o à
criação do homem: "O Espírito de Deus me fez; e a inspiração do
Todo-poderoso me deu vida". Em Salmos 104.30, liga-se à criação
inteira: "Envias o teu Espírito, e são criados, e assim renovas a face
da terra". No tocante à regeneração da pessoa humana, Ele é citado
em vários elementos doutrinários das Escrituras, sempre produzindo
uma "nova criatura" para Cristo e seu Reino (Rm 8.2). A vida do
próprio Jesus, no ventre da virgem, foi um ato miraculoso de seu
poder (Mt 1.20; Lc 1.35).
2. O Espírito de Cristo
Este nome está relacionado à obra da redenção, que Cristo
realizou por amor de nós. Desde os tempos mais remotos, o Espírito
Santo vinha "testificando os sofrimentos que a Cristo haviam de vir e
a glória que se lhes havia de seguir" (1 Pe 1.11). Esta é uma das
razões por que Ele é chamado O ESPÍRITO DE CRISTO. Ele acompanhou
todos os passos, atos e palavras de Cristo em sua missão
divina a favor dos homens.
3. O Espírito Santo
Este nome está diretamente relacionado à santificação das
coisas e dos seres. Tudo se santifica ou é santificado pela atuação
gloriosa do Espírito Santo. Até a evidência central da ressurreição de
Cristo aconteceu "segundo o Espírito de santificação" (Rm 1.4). Esta
é, portanto, a natureza do seu Ser e a extensão de sua obra
santificadora.
Ao abrirmos o Novo Testamento, encontramos o Espírito
Santo imediatamente com este nome, e daí por diante em cada seção
tópica ou celestial.
a. Como Espírito de Deus. Representando a onipotência de
Deus, que tudo criou e tudo pode fazer.
b. Como Espírito de Cristo. Representando a onisciência de
Deus que, com antecedência de séculos, planejou toda a obra da
redenção.
c. Como Espírito Santo. Representando a onipresença do Deus
Santo, que faz da santidade a condição moral necessária presente em
todo o Universo.
III - Títulos do Espírito Santo
Já falamos sobre os nomes do Espírito Santo; agora, veremos
alguns de seus títulos associados, evidentemente, à sua fama e
reputação.
1. O Consolador
"E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador..." (Jo
14.16). Há um testemunho gramatical que deve ser mencionado aqui:
o uso do substantivo masculino "paracleto", empregado por Cristo ao
referir-se ao Espírito Santo.
O próprio Jesus, durante sua vida terrena, era o Consolador
dos seus discípulos, e os consolou quando estaca prestes a deixá-los,
prometendo-lhes "outro Consolador" (paracleto). Tudo o que Jesus
fora para os discípulos, o outro Consolador haveria de ser. Portanto,
o Espírito Santo seria uma Pessoa substituindo outra.
A palavra parakletos é antiga, usada no grego clássico, como
nos escritos de Demóstenes, onde aparece com o sentido de
"advogado" - alguém que pleiteia a causa de outrem -, sentido este
que passou para o grego helenista, nos escritos de Josefo, historiador
judaico do primeiro século de nossa era, e de Filo e igualmente aos
papiros dos tempos dos apóstolos.
O termo deriva dos vocábulos gregos para ("para o lado de") e
kaleo ("chamar", "convocar"), dando o sentido geral de "alguém
chamado para ajudar ao lado de outrem".
Afirma-se que, nos tribunais romanos e gregos, os advogados
que assistiam os amigos o faziam não pela recompensa ou
remuneração, mas por amor e consideração, ajudando com sábios
conselhos.
A palavra traduzida por "ajuda" é extremamente significativa.
É formada por três palavras gregas - duas preposições e uma raiz
verbal. Uma das preposições significa "com"; a outra, "do outro
lado"; e a raiz verbal quer dizer "segurar". Assim, temos: "segurar do
outro lado com".
"Em alguns momentos de provações, podemos ver alguém ao
'nosso lado' e até pensamos, mesmo por uma questão de temor e
respeito, que este 'alguém' seja o Pai ou o Filho, ou até mesmo um
anjo da corte celestial, sem lembrarmos que é o Espírito Santo,
ajudando-nos em nossas fraquezas". (5)
2. O Guia espiritual
Este título é também conferido a nosso Senhor Jesus Cristo
(Mq 5.2; Mt 2.6). Aplicado ao Espírito Santo, porém, está
relacionado diretamente com sua missão orientadora em todos os
5 CHAMPLIN, R. N. O Novo Testamento Interpretado. Milenium, 1982.
sentidos da vida, especialmente quanto as verdades espirituais, nas
quais a alma humana está fundamentada.
As pessoas, precisam de pontos de referência para sua
orientação. Numa cidade, por exemplo, são pontos de referência
praças, igrejas, edifícios, torres de comunicações etc. Também são
pontos de referência paradas de ônibus, nomes das estações de trem e
metrô e de lugares.
Todos esses meios indicam direções seguras e exatas, em
qualquer lugar da Terra ou mesmo do Universo, especialmente
naquelas dimensões que o homem pode atingir. Para isso foram
criados os pontos universais de referência - os pontos cardeais,
determinados com base no movimento do Sol (Igor).
Para Deus, entretanto, o conceito de orientação é bem mais
amplo e valioso. E Ele, em sua infinita sabedoria, entregou esta
grande missão a seu Filho, Jesus Cristo. Porém, com seu regresso ao
Pai, confiou-se a tarefa ao Espírito Santo. Este título, mesmo sendo
uma derivação de "Consolador", possui algumas significações
especiais. Está ligado diretamente a uma promessa de Jesus a seus
discípulos: "Ele [o Espírito] vos guiará em toda a verdade..."
A promessa foi confirmada logo após a ressurreição de nosso
Senhor. O Espírito acompanhava a Igreja passo a passo. Paulo diz
que os cristãos são guiados pelo Espírito: "Porque todos os que são
guiados pelo Espírito de Deus, esses são filhos de Deus" (Rm 8.14);
em Gaiatas 5.18, o apóstolo acrescenta: "Se sois guiados pelo
Espírito, não estais debaixo da lei". Ora, sem dúvida isto significa
que quem é "guiado pelo espírito de Deus" sabe de onde veio, onde
se encontra e para onde está caminhando. Porque o Espírito Santo o
"guiará em toda a verdade".
3. O dedo de Deus
Este título surgiu como uma expressão idiomática dos magos
egípcios, talvez Janes e Jambres (2 Tm 3.8). Eles disseram a Faraó,
quando fracassaram na reprodução da praga dos piolhos: "Isto é o
dedo de Deus..." (Êx 8.19). No entanto, a expressão alcançou
significado especial quando o Senhor argumentava com os escribas e
fariseus sobre a atuação poderosa do Espírito de Deus em sua vida.
Jesus demonstrou claramente a fonte do seu poder: "Mas, se eu
expulso os demônios pelo Espírito de Deus, é conseguintemente
chegado a vós o reino de Deus". Na passagem paralela de Lucas
11.20, Jesus diz literalmente: "Mas, se eu expulso os demônios pelo
dedo de Deus, certamente a vós é chegado o reino de Deus".
Jesus utiliza-se nesta última passagem de uma expressão
lucana, usada no Antigo Testamento para demonstrar uma
intervenção direta e poderosa do Espírito de Deus (cf. Êx 8.19;
Dt9.10).
4. Outro
Este título, mencionado em João 14.16, significa "outro da
mesma espécie". Segundo Dods, o termo grego aqui traduzido por
"outro" é allon, e não heteron, e significa que o Espírito Santo é
outro ajudador, separado e distinto de Cristo, embora da mesma
"espécie", e não distinta ou separada de "ajudador". Ele é a
continuidade do Senhor Jesus em nós, igual em poder e glória,
embora sob manifestação diferente.
Jesus procura consolar os discípulos, mostrando-lhes que,
apesar da separação que ocorreria em breve, Ele haveria de
permanecer com eles para todo o sempre, porque o seu Representante
legal desceria do Céu para estar no meio deles e com eles.(6)
A palavra "paracleto" indica muito mais do que uma pessoa
compassiva. Um verdadeiro paracleto acompanha intimamente em
todos os momentos o que consola. Na qualidade de Paracleto, o
Espírito Santo está sempre disposto infundir poder, coragem,
sabedoria e graça ao coração de cada salvo.
Alcançamos essa graça através da nossa comunhão com Ele.
Razão pela qual o apóstolo Paulo a recomenda a todos os santos: "A
comunhão do Espírito Santo seja com vós todos" (2 Co 13.13).


A Existência e a Pessoa do Espírito Santo.../Severino Pedro
da Silva

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